Laboratório Nidus
Estrutura
Comodidade e agilidade para o casal que já sabe que tempo é vida quando estamos em busca de formar uma família.
O laboratório é onde a ciência vira vida! Por isso, é importante que a escolha da clínica de reprodução assistida além de atender a todas as etapas do tratamento individualidade e suporte nas áreas fundamentais, Ginecologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, tenha como meta as normas sanitárias vigentes a serem seguidas e um laboratório bem montado e com um Embriologista responsável, qualificado, para que possa ser apresentado ao cliente.
As exigências sobre esta atividade devem ser muito rigorosas, garantindo desde a aferição de incubadoras e tanques de nitrogênio, até realização anual da manutenção preventiva de todos os equipamentos, os quais são altamente sofisticados e específicos para procedimentos de micromanipulação de gametas e embriões. A Embriologia é área responsável por todo o processo da Reprodução Assistida que envolve o laboratório, desde a realização de exames mais simples, como o espermograma, até mesmo a execução das técnicas de reprodução assistida de alta complexidade.
“Na prática, um profissional desta especialidade executa, diariamente, de domingo a domingo, todos os processos envolvidos nas técnicas de reprodução assistida, desde seleção e preparo dos gametas, realização da fertilização in vitro, avaliação diária dos embriões, criopreservação e até técnicas mais complexas como a biópsia embrionária. Para que o resultado seja o melhor possível este profissional deve seguir rigorosamente os horários de realização dos processos e verificar, diariamente o funcionamento de todo o laboratório, através de parâmetros de temperatura, umidade do ar e os indicadores de qualidade, que envolve analisar os resultados das técnicas. Dessa forma, será possível garantir que o desenvolvimento dos embriões aconteça de forma correta e com toda a segurança necessária"
O novo laboratório, com equipamentos modernos e técnicas pioneiras, foi de imediato aprovado pela Anvisa na época e a NIDUS mantém a certificação da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (Rede Lara), conquistada desde 2005.
Estas são as principais instituições pelas quais um laboratório e os processos da clínica são submetidos periodicamente para verificação dos seus processos, que devem atender à legislação, no caso da Anvisa, e das melhores práticas internacionais, pela RedLara.