fbpx

Laboratório Nidus

Estrutura

O laboratório de reprodução assistida da Nidus fica em nossa própria sede, em Juiz de Fora, um diferencial que garante com que todas as etapas do processo sejam feitas aqui, em nossa estrutura. E como isso se traduz em benefícios para os nossos pacientes?

Comodidade e agilidade para o casal que já sabe que tempo é vida quando estamos em busca de formar uma família.
O laboratório é onde a ciência vira vida! Por isso, é importante que a escolha da clínica de reprodução assistida além de atender a todas as etapas do tratamento individualidade e suporte nas áreas fundamentais, Ginecologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, tenha como meta as normas sanitárias vigentes a serem seguidas e um laboratório bem montado e com um Embriologista responsável, qualificado, para que possa ser apresentado ao cliente.

As exigências sobre esta atividade devem ser muito rigorosas, garantindo desde a aferição de incubadoras e tanques de nitrogênio, até realização anual da manutenção preventiva de todos os equipamentos, os quais são altamente sofisticados e específicos para procedimentos de micromanipulação de gametas e embriões. A Embriologia é área responsável por todo o processo da Reprodução Assistida que envolve o laboratório, desde a realização de exames mais simples, como o espermograma, até mesmo a execução das técnicas de reprodução assistida de alta complexidade.
Estrutura Laboratório Nidus (2)
O novo laboratório, com equipamentos modernos e técnicas pioneiras, foi de imediato aprovado pela Anvisa na época e a NIDUS mantém a certificação da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (Rede Lara), conquistada desde 2005, explica a embriologista e diretora do Laboratório da Clínica Nidus, Juliana Polisseni. A estrutura física precisa ser adequada e composta por equipamentos de ponta. Profissionais qualificados também são necessários e devem estar sempre em sintonia com as novidades que surgem na área.

“Na prática, um profissional desta especialidade executa, diariamente, de domingo a domingo, todos os processos envolvidos nas técnicas de reprodução assistida, desde seleção e preparo dos gametas, realização da fertilização in vitro, avaliação diária dos embriões, criopreservação e até técnicas mais complexas como a biópsia embrionária. Para que o resultado seja o melhor possível este profissional deve seguir rigorosamente os horários de realização dos processos e verificar, diariamente o funcionamento de todo o laboratório, através de parâmetros de temperatura, umidade do ar e os indicadores de qualidade, que envolve analisar os resultados das técnicas. Dessa forma, será possível garantir que o desenvolvimento dos embriões aconteça de forma correta e com toda a segurança necessária"
, explica a embriologista Juliana Polisseni, diretora do laboratório da Clínica Nidus, em Juiz de Fora, desde 2005.
Estrutura Laboratório Nidus (1)
Parâmetros de temperatura e criopreservação são só alguns dois milhares de itens verificados nas auditorias das certificadoras de qualidade e da Anvisa. A clínica, em 2014, passou por completa reestruturação em sua política de acolhimento e em sua estrutura física, passando a funcionar no Centro Médico Monte Sinai e integrando, no mesmo espaço, os consultórios de atendimento às salas de coleta, de exames e laboratório de Fertilização in vitro.

O novo laboratório, com equipamentos modernos e técnicas pioneiras, foi de imediato aprovado pela Anvisa na época e a NIDUS mantém a certificação da Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida (Rede Lara), conquistada desde 2005.

Estas são as principais instituições pelas quais um laboratório e os processos da clínica são submetidos periodicamente para verificação dos seus processos, que devem atender à legislação, no caso da Anvisa, e das melhores práticas internacionais, pela RedLara.