fbpx

Exames genéticos durante a gravidez

O NIPT (Exame Pré-Natal Não Invasivo em Sangue Materno) tem como objetivo realizar, sem nenhum risco para a mãe ou para a gravidez, o rastreamento (“screening”) de alterações cromossômicas no feto, através de um exame de sangue da mãe. Este rastreamento é feito a partir da identificação do DNA fetal circulante no sangue da gestante e avaliação do número de cromossomos. Os cromossomos mais comumente pesquisados são o 21, 18, 13, X e Y. A alteração no número de cromossomos 21 (uma cópia extra, causando uma trissomia), por exemplo, é responsável pela Síndrome de Down e a alteração no número de cromossomos 18, pela Síndrome de Edwards.

O NIPT é uma alternativa à amniocentese, que é a retirada de líquido da bolsa aminiótica, onde se encontra o bebê, através de uma punção com agulha no abdome materno. O NIPT pode ser realizado a partir de 10 semanas de gestação, e o resultado está disponível em uma semana.

A Nidus realiza a coleta do sangue da gestante e envia o material para o laboratório de genética conveniado, para análise. O teste é especialmente indicado em casos de:

• Resultado alterado em outros testes de screening de primeiro trimestre.
• Gestação anterior com caso de Síndrome de Down.
• Suspeita identificada na ultrassonografia.