Você sabe o que esperar da primeira consulta a um especialista em infertilidade?
Além de toda a anamnese, o casal deve sair da consulta com uma noção do prognóstico de possível gravidez e quais serão as possibilidades a partir dos resultados dos exames
Na primeira consulta do casal infértil, é importante que seja informado ao médico especializado em Reprodução Assistida o tempo de atividade sexual sem método contraceptivo e a frequência de relações sexuais, para que realmente seja confirmado o quadro de infertilidade.
Também são dados importantes aqueles do ciclo menstrual, da percepção ou não de ovulação, da presença de cólica menstrual ou dor na relação sexual, que já podem ser indícios de alguma patologia ginecológica, como a endometriose.
As estatísticas apontam que a doença atinge de 10% a 15% das mulheres em idade fértil e a literatura mostra a doença como causa de cerca de 40% dos casos de infertilidade feminina. Saiba mais sobre endometriose.
“É importante saber também sobre hábitos de vida do casal, a alimentação, a realização de atividade física, se o peso está adequado ou há sobrepeso ou perda de peso excessivo, recentemente. O médico vai perguntar também sobre cirurgias prévias, uso de medicamentos que podem interferir na produção de ovulação e espermatozoides, uso de hormônios, uso de anabolizantes, que tanto no caso dos homens quanto das mulheres interferem na fertilidade. Além do tabagismo, uso de bebidas alcoólica e de cafeína”, explica Dra. Fernanda Polisseni, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida.
Ela acrescenta que, em relação das mulheres, se há histórico familiar de menopausa precoce, trombose ou trombofilias e câncer ginecológico.
E a partir desta anamnese – que é uma entrevista completa feita pelo médico – “vamos solicitar ao casal o que chamamos de propedêutica básica, para investigar a causa da infertilidade. Então, o casal sai da primeira consulta com todos os pedidos de exames indispensáveis a esta avaliação” , explica ela.
Deste primeiro encontro com o especialista, o casal deve sair com a orientação quanto ao seu prognóstico, quanto à chance de gravidez que são avaliadas de acordo, principalmente, com a idade da mulher e com os fatores já informados durante a conversa.
O casal deve sair desta primeira consulta também sabendo quais são os próximos passos após a realização dos exames, visando reduzir a ansiedade na espera pelo resultado.