Aspiração Microcirúrgica de espermatozoides (MESA)
Nesta técnica os espermatozoides são retirados diretamente do testículo através de microcirurgia, para serem utilizados na Fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de esperma. É utilizada quando não é possível obter espermatozoides na ejaculação.
Aspiração Percutânea (PESA)
Quando não aparecem espermatozoides no ejaculado (azoospermia), em algumas situações eles podem ser “buscados” no epidídimo ou no testículo. Este procedimento geralmente é realizado simultaneamente à aspiração dos óvulos, objetivando-se a realização de uma Fertilização in vitro com ICSI (injeção intracitoplasmática de esperma). A coleta de espermatozoides do epidídimo (PESA) é feita por punção percutânea, utilizando-se uma agulha fina, após anestesia local. Não há necessidade de internação.
Pode ser realizado, também, fora do ciclo de tratamento, para investigar a presença de espermatozoides viáveis no testículo de pacientes com azoospermia (ausência de espermatozoides na ejaculação).
Biópsia Testicular
Pode ser um método diagnóstico para pesquisa da infertilidade masculina, realizado por coleta de uma amostra do tecido testicular, em pacientes azoospérmicos (sem espermatozoides no ejaculado). Permite chegar a elementos definitivos quanto à causa da infertilidade ou, em associação com os dados clínicos e laboratoriais, complementar a investigação, permitindo o diagnóstico final.
Pode ser utilizado, também, para obter espermatozoides que serão utilizados para a Fertilização in vitro com ICSI (injeção intracitoplasmática de esperma). Neste caso, deverá ser realizada no mesmo dia em que se coleta os óvulos do ovário da mulher.
Biópsia Testicular Microcirúrgica
Neste caso, realiza-se a retirada de amostra de tecido testicular utilizando-se microscópio e instrumentais específicos para microcirurgia, o que torna o procedimento mais preciso.